Sempre gostei muito de ler e em virtude do trabalho que desenvolvo com o Amor Evolutivo, gosto dos livros para melhorar o relacionamento, pois acho que eles sempre podem ajudar.
Fiz uma lista daqueles que considero que podem agregar valor à psicologia do amor que defendo. Quer conferir?
Então me acompanhe nessa leitura!
A sabedoria que vem dos livros para melhorar o relacionamento
O que mais gosto nos livros que selecionei é que os autores apresentam diferentes visões para o mesmo assunto e no fundo, elas se complementam e nos permitem enxergar as relações de uma maneira mais enriquecedora.
Vira e mexe, quando estou enfrentando minhas crises particulares, gosto de procurar orientação na sabedoria contida nesses livros.
A leitura é a forma que encontro para repensar visões de mundo.
Do fundo do coração, eu desejo que aproveitem a leitura dos livros indicados e que eles possam se tornar importantes para vocês, assim como são para mim!
1. Amar ou depender
O autor de “Amar ou depender” é Walter Riso.
Basicamente, ele fala sobre a superação do apego afetivo e a transformação do amor numa experiência plena e saudável.
Considero esse livro essencial diante das crises de amor.
A entrega no amor não pode coexistir com o desaparecimento do indivíduo, é fundamental haver um respeito aos dois indivíduos que formam a relação.
Na perspectiva do autor, a dependência afetiva resulta, cedo ou tarde, no sofrimento ou na depressão e também em relações desgastadas.
Milhões de pessoas em todo mundo são vítimas de relacionamentos conturbados e inadequados e não sabem o que fazer quando se veem nessas situações.
Essa insegurança provocada por uma relação tóxica e vulnerável funciona como uma bomba relógio, ele diz.
Por isso, ele defende a ideia de que é possível amar com independência, sem amarras psicológicas.
O livro é excelente e ajuda bastante quem tem dificuldades e quer descobrir como lidar com ciúmes.
Veja um trecho que achei muito interessante e que compartilho com você:
“Quem disse que para estabelecer uma relação de afeto devemos nos encarcerar? De onde vem esta ridícula ideia de que o amor implica estancamento? Por que algumas pessoas, ao se apaixonarem, perdem seus interesses vitais? O amor deve ser castrador? (…) Amar não é se anular, mas crescer a dois.” (p.68)
2. A função do orgasmo
Esse é um dos livros mais famosos do médico e psicanalista Wilhelm Reich.
Para mim, “A função do orgasmo” é um livro essencial para quem quer complementar os estudos sobre o tantra.
Um clássico da psicologia, a obra fala da descoberta do orgônio, que é a palavra que sintetiza o conceito de energia psíquica dentro da esfera da psiquiatria.
As emoções biológicas que governam os processos psíquicos são em si próprias, a expressão imediata de uma energia estritamente física, o orgônio cósmico.
Para o autor, a repressão da energia sexual é o responsável por diversos males psíquicos,
Reich discursa contra a essa repressão e enaltece aqueles que livram-se de dogmas puramente impostos e pensam por si, não mistificando ou criminalizando a atividade e as atitudes ligadas à sexualidade.
3. A Afetividade Masculina
No livro “A Afetividade Masculina – O que toda mulher deve saber sobre os homens”, Walter Riso propõe uma libertação afetiva masculina pacífica e não egoísta, como ele mesmo diz.
Essa libertação é essencial para potencializar as relações com a mulher, os filhos e outros homens e está na base de um relacionamento duradouro.
Essa proposta dele vai ao encontro da educação do homem dentro da sociedade patriarcal tradicional, que reprime, de certo modo, a expressão das emoções pelos homens.
Esse livro teve uma grande importância na minha vida rumo ao amor evolutivo e foi através dele que eu consegui repensar a cumplicidade no relacionamento.
4. Energética da essência
O Dr. John C. Pierrakos desenvolveu o conceito de terapia da Energética da Essência.
Nesse livro, ele combina ideias básicas da terapia reichiana com descobertas da física moderna, assim como com suas próprias experiências físicas, mentais e espirituais com as inspiradoras palestras realizadas por Eva Pierrakos.
Para ele, a pulsação da vida não se restringe a uma estrutura filosófica.
Além disso, ele também esclarece o que pode ser compreendido sobre os centros de energia humana (os chakras) e sobre os vários campos da energia (a aura).
Ao relacionar as frequências de pulsação energética e as cores dos campos áuricos dos seres humanos, de animais, plantas, e até de minerais, o Dr. Pierrakos define o que é estado saudável e o que é uma disfunção.
Através de sua experiência como psiquiatra, terapeuta e do seu trabalho como pesquisador, ele desenvolveu um sistema completamente novo para avaliar o estado do organismo em termos de doença ou de saúde.
As dicas fornecidas ao longo do livro são ótimas para quem procura o equilíbrio no relacionamento.
5. Amar e Ser Livre
Um dos meus livros preferidos!
Em “Amar e ser livre“, Prem Baba fala basicamente sobre a qualidade da relação amorosa e como elas se desenvolvem.
Além disso, ele mostra que um relacionamento feliz vai muito além da realização pessoal.
Segundo ele, os relacionamentos amorosos são tão potentes que interferem no mundo.
Por isso, a construção de um relacionamento amoroso mais saudável e construtivo é determinante para a construção de um mundo melhor, com menos maldade.
Somente iluminando a nós mesmos, iluminaremos o mundo.
6. Profecia Celestina
Uma história emocionante protagonizada no Peru.
Assim é o livro “A profecia celestina”, escrita pelo novelista James Redfield.
Nele, o personagem principal mergulha numa jornada em busca de uma série de nove revelações espirituais citadas em manuscritos do século V ou VI A.C., encontrados em ruínas no Peru.
O nome da profecia faz referência a um dos papas chamados Celestino, que teria dado ordens para que a Igreja ocultasse a existência dos manuscritos.
Uma das profecias fala sobre os relacionamentos e deixa uma bonita mensagem sobre como manter um relacionamento onde os parceiros respeitam as emoções e individualidade um do outro.
O livro também fala bastante sobre o medo, que é um dos maiores vilões do amor.
7. Conversando com Deus
Conversando com Deus é uma trilogia publicada por Neale Donald Walsch.
Cada um dos livros é escrito como um diálogo no qual o autor faz perguntas e “Deus” as responde.
Segundo o autor, a conversa é resultado de inspirações e é no terceiro livro que ele aborda a temática do amor e dos relacionamentos.
O livro é ótimo para repensar a harmonia conjugal com o parceiro.
8. Propósito
Em “Propósito“, Sri Prem Baba, o amor é retratado como a essência do ser humano.
De acordo com o autor, fazer essa conexão com o amor é descobrir o sentido da existência humana, pois o amor é o que somos e o programa individual da alma está relacionado à consciência do Ser.
Bom, esses são os livros que eu considero indispensáveis para melhorar o relacionamento.
Com exceção do livro “A função do orgasmo”, todos os outros são de fácil leitura, e que podem contribuir muito em virtude do conhecimento compartilhado neles.
Não perca a chance de lê-los, você pode se surpreender.
Além deles, eu convido você a conhecer também o meu livro.
Nele, eu faço uma viagem ao universo dos relacionamentos, fornecendo ferramentas práticas para vivenciar relações mais saudáveis.
Você pode acessar gratuitamente a 1ª parte “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era”
Gratidão e Amor sempre!
Silvano Ozyrys