Crise no relacionamento

5 dicas infalíveis para ultrapassar os problemas no relacionamento

Por outubro 17, 2018 Sem comentários

Problemas no relacionamento fazem parte do cotidiano de todo casal, certo?

A boa notícia é que sempre há algo que se pode fazer quando o relacionamento esfria ou a crise aparece.

E é justamente para ajudá-lo com isso que escrevi esse post.

Ficou curioso? Então é só continuar a leitura até o fim, tem muito conteúdo bacana aqui!

Como nascem os problemas no relacionamento, afinal?

Bem, podemos considerar que em um relacionamento, existem os problemas mais profundos e aqueles que pertencem mais ao cotidiano do casal, com exceção dos relacionamentos complicados.

Em relação aos primeiros, a psicologia do Amor Evolutivo afirma que há uma tendência inevitável de repetir os padrões negativos dos pais e do relacionamento com os pais nas relações amorosas.

Nesse caso, as relações geralmente são caóticas e causam muita dor, por que as pessoas geralmente não têm a visão de que precisam revisar e mudar algo em si.

Essa postura de inconsciência, vitimismo e negação cria muito sofrimento desnecessário, mas mesmo assim, ainda tem pequenos aprendizados a cada desilusão amorosa e problema que se enfrenta.

Mesmo tendo que repetir muitas vezes os mesmos dramas e padrões disfuncionais até cair a ficha e tomar alguma atitude de mudança, o casal nunca resolve os problemas de forma completa.

Nesse caso, qualquer discussão mais simples traz a tona o que está no inconsciente.

Uma das coisas que pode tanto aproximar ou afastar um casal, é a maneira como ele enfrenta as adversidades, como se apoiam e colaboram um com o outro para encontrar as soluções dos problemas.

Além dos problemas mais práticos, as adversidades mais importantes de serem resolvidas são as inesperadas que causam caos emocional. Se não forem resolvidas com presença e atenção, geram atitudes impulsivas que podem causar mágoas e colocar a relação em risco.

Por outro lado, os problemas do cotidiano são mais fáceis de lidar

5 dicas infalíveis para ultrapassar os problemas no relacionamento

Bom, isso é o que afirma Tim Lott, na sua coluna sobre família no jornal The Guardian.

Segundo  ele, algumas das causas mais comuns dos problemas dos cotidianos são:

  • Sexo;
  • Arrumações e limpezas;
  • Lembranças equivocadas;
  • Culpa;
  • O que é melhor para os filhos;
  • Dinheiro;
  • Relações com outros membros da família.

Perceba que a maioria varia de uma indiferença ao desânimo, ou irritação.

Essa é a “média emocional” da sociedade, um estado de ânimo muito frágil, facilmente afetável pela frustração de qualquer situação inesperada, uma receita para explosões e implosões emocionais de medo e raiva, que destroem a autoestima, a vontade de viver e enterram os sonhos, tornando a vida cinza e sem sentido.

Essa constante insatisfação e irritação das pessoas  as levam a buscar “válvulas de escape”, maneiras de compensar e descarregar as emoções negativas e tensões que carregam.

Descontam a raiva nos outros por motivos irracionais, ou de forma exagerada por motivos banais, conversam sobre pessoas e acontecimentos ruins para se sentirem superiores na comparação, abusam na bebida e promiscuidade nas festas, entre outros comportamentos prejudiciais.

Como ultrapassar os momentos de crise no relacionamento?

O nosso desafio é não deixar nosso ego criar ou ativar bloqueios emocionais, crenças e outras sabotagens que acabam nos tirando do estado de entrega.

Quando saímos do estado de entrega e conexão com o outro, passamos a agir de forma defensiva e egoísta, por isso é melhor resolver qualquer bloqueio e crise emocional que surja no relacionamento o mais rápido possível para preservar a conexão com o parceiro.

Essa iniciativa de resolver os problemas e bloqueios pessoais e da relação o mais rápido possível é a atitude principal que protege o amor, fazendo amadurecer e fortalecendo o vínculo.

Na prática, essas são algumas técnicas eficientes na resolução de problemas no relacionamento:

1. Discutir o que precisa ser discutido, mas com jeito

Palavras revestidas de acusações possuem o poder de proporcionar reações e afastamentos que poderiam ser evitados se ditos com mais amorosidade.

Evite reagir agressivamente e acusar seu parceiro diante de mágoa ou incômodo.

De alguma maneira, essa postura afasta o casal e gera negatividade.

Temos o direito de expressar nossa mágoa e raiva, mas isso deve ser feito de forma aberta sem jogar a carga negativa e a culpa no seu parceiro.

O casal deve desenvolver um canal aberto para expressar o que está incomodando e encontrar resoluções de problemas, então confiar que vão resolver a situação de uma forma que seja melhor para todos.

Essa atitude traz a discussão para um plano mais elevado fora do vitimismo e acusação.

A partir daí, exponha seus sentimentos e pontos de vista respeitando a visão do seu parceiro, com essa postura aberta e positiva seu parceiro vai se sentir honrado e vai ter satisfação e motivação para se esforçar para realizar as mudanças necessárias de alguma atitude ou comportamento para melhorar a relação.

Caso estejam presos em um desafio, situação ou problema que não conseguiram resolver depois de duas ou mais semanas, recomendo utilizar o Método Vivendo o Amor Evolutivo na prática completo.

Vocês podem também utilizar lista de indicações de práticas, ferramentas e profissionais recomendados no final do livro, para trabalhar a situação mais a fundo e resolvê-la.

2. Focar nas soluções

Muitas vezes acreditamos que nosso destino é um, mas a vida tem lições e aprendizados para nós que são mais importantes do que atingir um objetivo específico, exatamente no tempo que esperamos.

É preciso ter paciência, pois cada desafio é um degrau da nossa escalada, disfarçado de obstáculo, e que sem eles não seria possível chegar ao destino da nossa alma.
a nossa ansiedade e turbulência emocional nos impedem de ver as soluções disponíveis.

Uma das coisas que pode tanto aproximar ou afastar um casal, é a maneira como ele enfrenta as adversidades, como se apoiam e colaboram um com o outro para encontrar as soluções dos problemas.

Além dos problemas mais práticos, as adversidades mais importantes de serem resolvidas são as inesperadas que causam caos emocional.

Se não forem resolvidas com presença e atenção, geram atitudes impulsivas que podem causar mágoas e colocar a relação em risco.

Seja qual for o problema, a solução só será encontrada em outro nível de consciência e pensamento, e muitas vezes, para que esse nível de consciência e pensamento seja encontrado, somente através da mudança emocional.

3. Abandone a ideia de ganhar ou perder, tudo ou nada

Num relacionamento duradouro, não há ganhadores e nem perdedores.

Quando você valoriza, vive e expressa sua verdade para o mundo, você se sente mais digno e autêntico, o que faz com que sua autoestima fique maior, pois você não está se anulando e nem fingindo ser quem não é para ganhar amor e aceitação dos outros.

As pessoas sentem essa verdade inconscientemente, e mesmo que não concordem com o que você acredita, elas vão ver que não adianta tentar te mudar ou criticar.

Isso traz uma liberdade muito grande, faz com que você busque e respeite as pessoas que são transparentes e autênticas.

E como costumo dizer, isso elimina as relações superficiais que não te acrescentam nada e deixa espaço e tempo para investir nas pessoas que valem a pena, que tenham autoestima e te respeita como você é.

Ceder não é o mesmo que submeter-se a algo, mas indica maturidade perante uma situação.

4. Abrir espaço para a resolução do problema

Se um conflito é inevitável, pelo menos tente escolher a melhor hora de encará-lo.

De nada adianta começar uma discussão antes de ir para um compromisso inadiável.

Por outro lado, não adianta ficar com uma situação engasgada, pois isso pode prejudicar muito e transformar uma boa relação em uma relação desgastada.

Afinal, um diálogo construtivo requer disposição e entrega para que as questões expostas nele possam ser bem resolvidas.

Nesses casos, a situação precisa ser resolvida e o diálogo aberto é essencial para que a confiança possa ser restabelecida.

Antes de ter qualquer atitude, é sempre bom ponderar o dano em potencial de cada atitude, evitando e conversando sobre as decisões.

5. Se aprofundar na psicologia do Amor Evolutivo

O Amor Evolutivo nada mais é do que uma psicologia de relacionamentos amorosos, pautada nos conceitos da nova era.

Essa psicologia foi escrita por mim e a primeira parte está disponível para download gratuito, se você deseja conhecê-la.

De modo geral, o livro apresenta uma nova visão de relacionamento para quem busca evoluir e ser mais feliz no amor e consequentemente, na vida.

O objetivo principal do livro é proporcionar suporte para quem deseja construir um relacionamento duradouro.

O Amor Evolutivo é mais do que autoajuda no relacionamento, ou simples dicas de como apimentar um relacionamento, por exemplo.

Ele é um manual para quem está numa jornada em busca de um amor verdadeiro, repleto de respeito e expressão pura do amor.

Conclusão

Para ultrapassar os problemas no relacionamento, o casal deve se tornar uma unidade.

A união de corpo e alma faz com que os dois possam se enxergar como aliados, mantendo a confiança que juntos é possível resolver qualquer crise, não importa o tamanho e quanto tempo leve.

Quando isso acontece, o amor é o combustível e a fé é o direcionamento.

Quando o amor é sustentado pela fé, o casal pode enfrentar qualquer desafio, desde o ciúmes do dia a dia até grandes crises, crescendo e evoluindo com eles.

A filosofia do amor evolutivo é essencial para que essa aliança seja sólida, pois quando o casal se funde e se torna um, eles se tornam muito maiores que os problemas, assim conseguindo unir todas suas capacidades para serem utilizadas da melhor maneira possível, permitindo que o amor expanda a consciência do casal, superando qualquer adversidade.

Que tal adquirir também o livro “Amor Evolutivo” completo na versão impressa?

Gratidão e Amor sempre!

Silvano Ozyrys

 

 

 

Deixe aqui seus comentários, sua opinião é muito importante:
Silvano Ozyrys

Autor Silvano Ozyrys

Escritor, MasterCoach, Psicoterapeuta Corporal e Graduando em Psicologia, Lançou seu primeiro livro “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era” em 2017. Silvano Ozyrys é um entusiasta pelo desenvolvimento pessoal e evolução espiritual humana, tem formação em diversas técnicas de coaching, terapia, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, buscando sempre abordagens integrais e holísticas.

Mais posts de Silvano Ozyrys