Relação Amorosa

Você sabia que o abraço tem 7 níveis evolutivos?

Olá, Silvano Ozyrys falando aqui, quero apresentar a vocês a primeira colunista do blog Amor Evolutivo: Jeniffer Larrosa.

Nada melhor do que já começar com seu primeiro conteúdo pro blog que eu achei absolutamente incrível.

Sem mais delongas, descubra agora os 7 Níveis Evolutivos do Abraço:

O Processo Evolutivo do Abraço

Recentemente finalizei minha formação como Master Coach e fiquei encantada pela forma como uma única teoria pode ser desdobrada de maneiras infinitas, para também infinitos temas.

É como se um método contemplasse tudo que vive e não vive, desde que faça parte da evolução do ser humano.

Estou me referindo à Teoria do Processo Evolutivo, desenvolvida pelo norte-americano Robert Dilts, adaptada pelo alemão Bernd Isert e expandida pelo brasileiro José Roberto Marques, por quem tenho profunda consideração como um de meus mestres de vida.

A Teoria do Processo evolutivo de Dilts se baseia nos Níveis de Aprendizagem e Mudança, rumo à evolução de uma forma sistêmica.

São sete níveis de desenvolvimento, desde o ambiente externo (superficial) até a consciência universal do ser (complexo e profundo).

Conforme mencionei, se algo serve como canal para a evolução do ser humano, poderá ser representado na pirâmide do Processo Evolutivo.

Então, hoje vou falar sobre o ABRAÇO dentro desta teoria, ato simples, porém com impactos complexos e profundos.

O Processo Evolutivo do Abraço

Abraço (conforme o nosso dicionário):

Substantivo masculino

1 – Ato de abraçar, de apertar entre os braços;

2 – Fig. demonstração de afeto, de amizade.

Já ouviu a expressão “Um gesto é melhor que mil palavras”?

Um abraço expressa bem o que muitas palavras não são capazes de dizer.

Ao abraçar você transmite seu desejo de paz, de energias positivas à pessoa abraçada e demonstra todo seu amor por ela.

Falando neste nobre sentimento, abraço e amor evolutivo (tema deste site) estão um para o outro, assim como a oração está para a fé e vice-versa.

Quimicamente (e neurologicamente) falando, o ato de abraçar, libera em seu cérebro (na região do hipotálamo) um hormônio chamado Ocitocina, o mesmo que auxilia a mãe na produção do leite ao bebê, gerando vínculo entre os dois.

Em outras palavras, ambos os envolvidos no Abraço, produzem um hormônio capaz de gerar laços afetivos, conexão e vínculos sólidos de amor, paz e união (sem falar no sentimento de perdão).

Então, não é exagero nenhum (e você deve ter ouvido muitas histórias que afirmam isso), dizer que um abraço pode salvar vidas, pois, já no nível fisiológico, abraçar – e ser abraçado – gera amor, bem estar e sentimento de pertencimento, onde antes poderia estar sombrio, triste e sem vida.

Então, vamos ver como o abraço evolutivo ficou nessa pirâmide?

Continue a leitura, que agora vou te falar sobre o que cada nível representa de evolução da qualidade do seu abraço:

1 – Superficialidade

Aqui, em um nível corporal (material), sou uma pessoa reativa ao externo, incongruente entre minhas atitudes e o que sinto.

Estou em um nível superficial (raso) e dou maior importância aos outros do que para o que sinto.

Abraço somente se sou abraçado(a) ou se me pedem um abraço.

Por não ser algo espontâneo, vindo de mim, o abraço torna-se Remediativo, com resultado de curto prazo.

Quando passo a sentir vontade de abraçar, vou para o próximo nível (2).

2 – Relacionamentos

Neste nível, ainda relativo ao corpo, sou instigado(a) pelo outro e passo a manifestar o desejo de abraçar.

Continuo na reatividade, no ter e com barreiras para tomar a iniciativa do ato de abraçar.

Podemos incluir aqui o abraço como um prazer carnal, também com resultado de curto prazo, sendo Remediativo para o momento apresentado.

Quando me interesso em saber mais sobre o abraço, vou para o próximo nível (3).

3 – Conhecimentos

Neste nível, passo para uma evolução intermediária, pois saio do Corpo e vou para o nível da Mente.

É quando surge o conhecimento básico sobre o abraço, quando conheço a minha capacidade e limites, quando sei quais habilidades preciso manifestar e o impacto do ato de abraçar.

Aqui já estou no nível de fazer, de praticar e o resultado é de média duração.

Chamo de Abraço Generativo, pois uso meus sentidos para manifestá-lo, gerando novas trilhas neurais em mim.

Quando isso acontece, altero meu padrão de pensamento, minhas crenças e significados sobre o abraço e passo para o próximo nível (4).

4 – Significados

O que significa um abraço para mim? Para a minha vida? E na vida de quem abraço?

O que acredito, acende todas as minhas habilidades e gera um comportamento congruente com o que sinto.

Conheço tudo sobre o abraço, suas consequências positivas na minha vida e na vida da pessoa abraçada, e manifesto minha crença no abraço através do Fazer.

O abraço possui um resultado de médio tempo de duração.

Ainda como um Abraço Generativo.

Porém, com um forte significado que impacta minha atuação (meu comportamento) nos sistemas em que faço parte, e então, estarei indo para o próximo nível (5).

5 – Papeis

Agora cheguei ao nível superior do processo evolutivo, o da Alma.

É quando sou aquilo que acredito, tenho congruência entre sentir, ser e fazer.

E não se trata mais somente de mim, do que acredito, do que conheço.

Uso o abraço como instrumento para evolução do outro, por isso, chamo de Abraço Evolutivo e seu efeito é de longa duração.

O abraço torna-se parte da minha essência e se manifesta em todos os papeis que exerço.

Minha identidade está fortemente ligada ao afeto e, o outro sentir o mesmo que sinto, torna-se algo importante para mim.

Com este sentimento, passo naturalmente para o próximo nível (6).

6 – Posicionamento

Quando meu abraço está no nível da Alma, é gerado em mim, de forma automática, o sentimento de pertencimento aos sistemas em que faço parte.

Me posiciono em cada um deles com meu Abraço Evolutivo.

Então, ao transmitir para o outro todo o significado de um abraço e ele passa a fazer isso por outro, que faz por outro etc, os efeitos do meu abraço são de longa duração, que passa a ser aglutinador de pessoas.

Quando isso acontece, estou pronto(a) para ir ao próximo nível (7).

7 – Servir / Legado

É o topo do processo evolutivo do abraço.

Servir (oferecer) um abraço, sem olhar à quem, sem outra intenção à não ser a felicidade de quem está recebendo meu abraço é uma das atitudes mais elevadas que existem.

Aqui sei realmente que posso estar salvando um vida, e que, como sou aglutinador(a) de pessoas através do meu abraço, transmiti para o outro a importância da continuidade desta corrente, que se expandiu e atingiu as famílias das pessoas que abracei, a vizinhança de todos os envolvidos, os bairros, povos e nações.

Meu abraço reverbera de forma exponencial através dos sistemas em que as pessoas envolvidas estão inseridas, tornando-se realmente um instrumento de paz, deixando como legado amor, união e respeito entre todos que, naturalmente, possuem grandes diferenças (estas suficientes para iniciar discórdias globais na ausência do abraço evolutivo).

Sobre o Chamado do Abraço Evolutivo

Entenda que começamos do nível da Superficialidade e tudo acontece de maneira cíclica: começa, termina, começa novamente, vai para o próximo nível, termina, começa novamente e assim por diante (conforme as situações que lhe são apresentadas na vida), até chegar um dia em que haverá clareza do Chamado de evoluir o mundo através do ABRAÇO, onde este simples ato passa a fazer parte da sua vida e da sua essência reverberando para todas as pessoas.

Dica da autora

Se você sente dificuldades em abraçar, possui barreiras ou pensamentos como “o que será que vão pensar de mim?”, que tal começar a abraçar VOCÊ MESMO?

O amor evolutivo e verdadeiro começa em mim e por mim.

Ao me abraçar, ao transmitir afeto à mim mesmo(a), estarei honrando e respeitando quem sou e consequentemente, em algum nível, ressignificando meu passado e a minha história.

Com amor por você, fica menos desafiador demonstrar amor aos outros através do Abraço.

Confie nesta dica e gere bastante Ocitocina (risos)!

Desejo profundamente que você, mais que saber, SINTA a importância do ato de ABRAÇAR.

É através de atitudes nobres como essa, que podemos manifestar nossa verdadeira essência, SER a diferença que queremos ver no mundo e então, realmente, SER humano.

Saudações com amor evolutivo,

Jeniffer Larrosa

Master Coach Ericksoniana e Master Trainer formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, especializada em Linguagem Ericksoniana (Hipnose) e Treinadora Comportamental especialista em Inteligência Emocional. É Mãe do Heitor, da Ciça (uma shitzu), é filha e mulher resiliente, que ama profundamente a natureza, a vida e as pessoas.

Saiba mais sobre ela e siga-a no Facebook:

https://www.facebook.com/jenifferlarrosamastercoach/

Deixe aqui seus comentários, sua opinião é muito importante:
Silvano Ozyrys

Autor Silvano Ozyrys

Escritor, MasterCoach, Psicoterapeuta Corporal e Graduando em Psicologia, Lançou seu primeiro livro “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era” em 2017. Silvano Ozyrys é um entusiasta pelo desenvolvimento pessoal e evolução espiritual humana, tem formação em diversas técnicas de coaching, terapia, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, buscando sempre abordagens integrais e holísticas.

Mais posts de Silvano Ozyrys