Ferramentas Auxiliares para Organizar Hábitos e Tarefas - Amor Evolutivo

Esse artigo é tem objetivo de te oferecer a mentalidade e as ferramentas certas para organizar seus sonhos e objetivos em forma de projetos planejados, dividido em tarefas viáveis.  Dessa maneira você conseguirá desenvolver seu método pessoal de organização e lembretes, que será apoiado por  hábitos que ajudam a vencer a procrastinação e o medo do fracasso.


Este artigo é um material de apoio do livro “Amor Evolutivo: Expansão da Consciência do Amor na Nova Era”  citado na segunda parte do livro, que em breve poderá ser adquirido em versão digital e física.


Parte 1 – Construindo uma Mentalidade de Ação Estratégica

Aprenda a lidar com a maior assassina de sonhos  do mundo: PROCRASTINAÇÃO

“Eu procrastino, tu procrastinas e todos procrastinam!”

Sim, essa é um fato inquestionável, todos nós procrastinamos e tenho certeza que você perdeu muitas oportunidades e deixou muitos projetos na gaveta por causa dessa vilã universal:

Te convido a se livrar da culpa para liberar essa energia para buscar estratégias  e ferramentas inteligentes, além das que eu vou te apresentar, assim criando  método  próprio de organização pessoal que funcione para você.

Para que o seu método de organização e   ferramentas tragam resultados, será preciso que você crie e alimente hábitos que ajudam a evitar o máximo a  procrastinação, se conscientizando para  que você  consiga contestar as desculpas que você mesmo cria para não fazer o que você sabe que deve fazer.

Se você está decidido a aceitar meu convite, continue lendo que vou te mostrar a mentalidade e as melhores ferramentas que encontrei para você tirar seus objetivos e mudanças da vontade e transformar em realidade, vamos lá?

Transforme seus sonhos em projetos práticos:

Um sonho só se torna realidade quando sai do
âmbito do querer e se torna um projeto. Muitos
passam a vida inteira mantendo sua missão de vida
no patamar de sonho, tornando-a inalcançável,
quando a única coisa que falta é dar o primeiro
passo. Sonhos engavetados não se realizam.
Juliana Oliveira

Essa frase da Juliana que está no livro Amor Evolutivo, e é tão importante que repito aqui, pois a pior procrastinação é aquela dos famosos projetos de gaveta:  aqueles nossos objetivos que nos empolgam, mas que ficam na gaveta, pois “não é o momento certo”,  “não tenho conhecimento o suficiente”,  “sou velho/novo demais pra esse projeto”, “não tenho contatos e parceiros” e muitas outras desculpas que utilizamos para deixar nossos sonhos na gaveta.

A verdade liberta, então tenho que ser sincero com você: SONHOS E PROJETOS DE GAVETA NUNCA SE REALIZAM.

E você sabe por quê? Por que essa gaveta na verdade é o “buraco negro dos sonhos esquecidos”. 

Esse é o lugar onde os sonhos morrem, pois quando você os deixa na gaveta, você está dizendo pra si mesmo que seu sonho não é prioridade, que não é importante e não vale a pena investir energia e tempo nele.

Não, se você colocar eles na gaveta, não vai chegar um dia mágico onde eles começaram a se realizar como que por milagre, pois o futuro não existe, a única coisa que existe é o AGORA.

Se você não pode começar a realizar o seu sonho ou projeto agora, não o coloque na gaveta, planeje-o e programe quais serão suas ações para iniciar ele em um horizonte de no máximo de 6 meses. Jogar ele pra mais longe do que isso é enganar a si mesmo.

Transforme o seu sonho em um projeto prático passo-a-passo, planeje e aja o quanto antes para não deixar o seu sonho no buraco negro dos sonhos esquecidos, e se você não pode realizar  nada MESMO agora, então faça ações que te desenvolvam e te preparem para quando o momento chegar.

Aja o quanto antes, e se não é o momento, se prepare e faça o momento ser AGORA.

Adote a filosofia “Feito é melhor que Perfeito”:  não deixe o perfeccionismo te paralisar

Essa frase que se tornou uma filosofia que me salvou no momento em que eu estava completamente bloqueado, por achar que meu livro estava demorando demais pra ser terminado e que ainda faltava muita coisa.

Eu encontrei essa frase num vídeo do Érico Rocha, que é minha maior inspiração de empreendedorismo, agradeça a ele que o projeto Amor Evolutivo existe, te convido a assistir o mesmo vídeo dele que mudou minha vida:

Será que você está adiando coisas porque está buscando a perfeição[ou as condições Ideais]?

Para que você não adie o lançamento de um projeto, eu tenho três dicas para você:

  1. Compare você com você mesmo e lembre-se que o progresso é melhor que a perfeição;
  2. Perdoe-se caso você perceba que está procrastinando. Você é um ser humano e todo mundo já adiou alguma coisa. Então, coloque o seu projeto no ar.
  3. Direção é mais importante que velocidade.

” – Érico Rocha

Resumindo, não deixe o planejamento infinito te iludir, e nem a “lista de a fazer” te assustar, comece com as condições internas e externas atuais, foque em agir dando pequenos passos que resultem em algo palpavel: escreva uma linha de texto, faça 1 exercício, faça um brainstorm ou qualquer outra atividade que você considere uma evidência de progresso.

A partir daí é só pedir feedbacks externos periódicos para garantir que você está indo na direção certa e fazer os ajustes de percurso, por fim, busque aprender e evoluir  um pouquinho a cada dia.

Seguem 2 artigos do Érico Rocha para complementar esse tópico que te recomendo fortemente:

Artigo Feito é Melhor Que Perfeito

Artigo Porque Investir em Derrotas?

Crie “combos” de pequenas vitórias em sequência:

Organize sua rotina e seus projetos para dividindo em pequenas ações e tarefas para você já começar completar o mais cedo logo depois de acordar. Por quê? Continue comigo que eu te explico =)

Essa primeira ação bem sucedida será sua primeira vitória do dia, e a motivação e orgulho por ter completado sua primeira tarefa será o gatilho para você iniciar o ciclo de ação e realização durante todo seu dia.

Escolha e faça a menor tarefa possível que te faça sentir que você está progredindo em direção ao seu objetivo. Essa pequena tarefa te levará a completar a próxima, e depois outra, e mais outra. Essa tarefa inicial logo ao acordar pode ser tomar um copo d’água , se espreguiçar, alongar, meditar, etc..

Leve essa filosofia também para seus projetos maiores, pois o mais difícil é começar pois parece que o projeto é muito grande ou difícil.

Por isso é tão importante dividir seu projeto em pequenas tarefas que você consiga entender bem os detalhes para não ficar paralizado pelo “monstro desconhecido” que tem  pela frente, uma boa maneira de fazer isso é definindo os 3Qs da tarefa: Quem, Que, Quando. 

Esse acrônimo traduz: Quem irá fazer,  o Quê irá fazer e até Quando irá fazer. 

Ao começar e sentir a sensação boa de realizar as tarefas do seu objetivo, você se motiva e começa automaticamente a querer a fazer mais como que por inércia!

Se você ainda está em dúvida sobre o poder de focar nas pequenas vitórias, deixo uma frase do Érico Rocha para você refletir:

“Se você não consegue fazer as pequenas coisas direito, nunca será capaz de fazer as grandes coisas direito”

Cultive hábitos que apoiem a realização dos seus projetos:

Pode até parecer clichê, mas os nossos hábitos são responsáveis por nossos resultados, simples assim.

É inacreditável perceber que as coisas mais importante para nosso desenvolvimento não são ensinados durante a infância na escola, e uma das habilidades mais importantes que uma pessoa deve ter é:

Identificar e eliminar hábitos nocivos, e ao mesmo tempo criar e manter hábitos que melhorem a saúde, energia, inteligência emocional e a capacidade de criar e realizar os projetos e objetivos de vida

Imagine como seria um mundo onde as pessoas possuem essa habilidade?

A boa notícia é que sempre podemos começar por nós, e mesmo que você não tenha aprendido isso na infância, você tem a oportunidade de desenvolver essa habilidade transformadora agora.

Quer saber como? Eu não vou reinventar a roda, vou sintetizar o livro “Essencialismo – A Disciplinada Busca por Menos“, que não minha opinião é o livro com a filosofia mais completa que vai te ajudar a desenvolver essa habilidade.

E se depois disso, você quiser se aprofundar no assunto, vou te indicar onde encontrar ele e outro que pode te ajudar nessa jornada que pode ser um dos maiores investimentos que você pode fazer por si mesmo da sua vida.

Essencialismo – Aprendendo a focar essencial e a não deixar a vida te distrair das poucas coisas que realmente importam

Observe a imagem abaixo e se pergunte: Em minha vida, como eu invisto minha energia e tempo?

Se você se identificou mais com a bolinha da esquerda, então o Essencialismo pode transformar sua vida. Essa imagem resume a “essência do essencialismo”, que não é um hábito e muito menos um “hack”, e sim uma filosofia de vida, que resumidamente nos diz o seguinte:

“Diga não a TUDO, menos ao que é ESSENCIAL”

Você deve estar pensando: “Nossa, que radical isso!“, e eu também pensei isso no primeiro instante, mas continue lendo que vou te explicar com detalhes para que faça sentido para você.

O Essencialismo é muito mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade, é uma filosofia de vida que oferece um método para identificar o que é vital e eliminar o resto, para que você possa realizar o maior progresso no que realmente importa para você.

O texto da contracapa já diz tudo:

“Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.

Quando tentamos fazer de tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam de nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós e logo perdemos de vista tudo o que é significativo”

Você sente a força disso?

Quando li a contracapa, eu decidi comprar esse livro sem pestanejar, pois estava em um período em que estava terminando de escrever o livro e sobrecarregado com trabalho e uma série de outras atividades.

Na medida que eu fui lendo, comecei a priorizar o que era mais importante e a reconhecer meus limites, e isso me libertou para poder abrir mão de atividades que eram boas, mas não eram essenciais e estavam me afastando do meu objetivo, que era terminar o livro Amor Evolutivo.

Vou tentar resumir, pois o Essencialismo é complexo e ele flerta um pouco com o conceito de Minimalismo de forma mais ampla.

  1. A Desimportância de Quase tudo:

“A maior parte do que existe no universo – nossas ações e todos os outros recursos, forças e ideiais – tem pouco valor e produz pouco resultado; por outro lado, algumas poucas coisas funcionam fantasticamente bem e tem um impatco imenso.” – Richard Koch

Essa revelação sobre que poucas coisas realmente importam é o ponto de partida do Essencialismo. A Famosa lei 20/80 de Pareto segue o mesmo princípio, onde ele criou a fórmula onde descobriu que 20% das coisas geram 80% dos resultados.

Então esse é o resumo do Essencialismo, se dar conta que poucas coisas realmente importam e que  é preciso abrir mão de boas oportunidades para poder ter tempo, espaço e dinheiro para aproveitar oportunidades incríveis.

Após essa primeira etapa, então você terá que criar um hábito de sempre analisar todas as áreas da sua vida para perceber o que é essencial e que merece seu foco, energia e dinheiro, e a partir daí, começar pouco a pouco a eliminar o resto, ou seja, jogar fora o lastro que pode estar te impedindo de decolar.

Confira esse vídeo sensacional que  sintetiza o livro:

Links para saber mais sobre esse livro e outros sobre hábitos:

Livro “Essencialismo – A Disciplinada Busca por Menos>>>> http://amzn.to/2FCDx6K

Livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes>>>> http://amzn.to/2F1E0yh

Parte 2 – Ferramentas de Planejamento, Organização e Gestão do Tempo:

A Trindade Google Para Uma Organização Poderosa

Não é novidade que a Google se destaca no mundo digital, e o mais legal é que ela nos oferece muitas ferramentas de organização e gestão do tempo de forma gratuita. Vou te revelar a “trindade” que eu utilizo para organizar minha agenda, e gerenciar tempo e lembretes, sei que o artigo está longo, mas continue lendo, pois valerá a pena:

1 -Inbox by Gmail para nunca mais se perder nos emails:

O Gmail já era bom, mas a Google não se contentou e criou um aplicativo  melhor ainda. Além de ser muito bonito e fácil de usar, ele tem uma funcionalidade que mudou minha relação com os emails: SONECA DE EMAILS!

É isso mesmo que você pensou, agora você tem a opção de clicar na opção do relojinho e colocar seu e-mail para dormir, daí ele some da sua caixa de entrada e só aparece na hora que você programou. CAIXA DE ENTRADA LOTADA NUNCA MAIS! =)

Para saber mais novidades e como utilizar o Inbox by Gmail, acesse o seguinte link:

https://www.google.com.br/inbox/

Confira agora as 2 versões do aplicativo e revolucione sua organização dos e-mails agora mesmo:

Versão Browser/WEB: https://inbox.google.com/

Versão Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.inbox&hl=pt_BR

2- Google Calendar/Agenda para lembrar seus compromissos e lembretes de tarefas:

A Google Calendar/Agenda dispensa apresentações, muitas pessoas já utilizam, o que eu te proponho aqui é um pequeno “upgrade”, além de utilizar ela para agendar seus compromissos com eventos, convido você a começar a criar seu próprio sistema de lembretes pré-programados.

Esses lembretes podem ser utilizados para te relembrar de tarefas importantes, principalmente aquelas que você deve fazer todo dia, semanalmente ou mensalmente. Para isso os lembretes da Google Agenda são perfeitos.

Te convido a pensar nos processos que você pode criar lembretes diários/mensais/etc.. , que são aquelas ações pequenas para todo dia você avançar um pouco mais na realização dos seus sonhos e projetos.

Nesse site você acessa um tutorial da Techtudo para como criar lembretes nas várias versões do aplicativo: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/12/como-criar-lembretes-no-google-agenda.html

E nesse link, está o site oficial da google ensinando como utilizar os lembretes: https://support.google.com/calendar/answer/6285327?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop

Confira agora as 2 versões do aplicativo e revolucione sua organização de lembretes de tarefas agora:

Versão Desktop/WEB: https://www.google.com/calendar

Versão Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.calendar&referrer=utm_source=web_about

3 – Google Keep para guardar anotações importantes e ligar com lembretes da  Google Agenda:

Terminamos a nossa trindade de ferramentas com o Google Keep, uma ferramenta ótima para você anotar coisas importantes, seus resumos de estudos, inspirações, criar listas e também imagens e áudios que ficam todos organizandos no seu browser ou celular como se fossem post-its.

Além disso, é possível clicar no ícone de lembrete e criar um lembrete que irá para sua Google Agenda, assim você pode guardar listas e informações mais detalhadas sobre uma tarefa.

Quer saber mais possibilidades que o Google Keep te oferece? Então confira esse artigo: https://www.techtudo.com.br/listas/2017/08/dez-dicas-para-usar-o-google-keep.ghtml

Confira agora as 2 versões do aplicativo e revolucione sua maneira de guardar anotações, estudos e qualquer tipo de informação

Versão Desktop/WEB: https://www.google.com.br/keep/

Versão Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.keep&hl=pt_BR

Trello: De Listas “To-Do” a Planejamento de Projetos:

Imagine a cena: Estava eu no final do processo de revisão do livro Amor Evolutivo, tinha que gerenciar e acompanhar as várias pessoas que estavam revisando o livro, e junto com isso, estava acontecendo também a campanha de crowdfunding pra financiar o livro, onde eu tinha que diariamente ir atrás de pessoas para comprarem o livro e atingir a meta mínima.

Era muita coisa pra minha cabeça pensar e organizar, tinha que conversar e responder muitas pessoas, pensar no marketing e fazer as ações da campanha, revisar e terminar de produzir os conteúdos finais do livro, eu estava literalmente quase tendo um ataque de ansiedade.

Contei a situação pra Juliana, e então ela me disse: “Você tem que colocar essas ideias e tarefas no papel para não sobrecarregar sua cabeça”.

Percebi que ela estava certa, mas então pensei: “Pra que eu vou utilizar papel se com certeza alguém deve ter inventado algum aplicativo em que eu possa organizar isso tudo?”

Aí que eu descobri o poder do Trello, uma ferramenta tão poderosa e personalizável que você pode utilizar para uma simples lista de tarefas, mas também pode utilizar como um sistema de planejamento de projetos, gerenciamento de equipes, clientes e vendas.

Essa ferramenta realmente transformou minha vida, tenho 2 quadros pra gerenciar o projeto Amor Evolutivo, sendo que eu compartilho com a equipe da Agência de Marketing W7. Além desses , tenho outros quadros sobre projetos do trabalho, um pra guardar ferramentas e dicas, e até um para gerenciar as amizades que eu quero investir mais tempo e energia para manter e desenvolver.

A forma mais básica de utilizar um quadro do Trello é com as três listas clássicas “A fazer”, “Fazendo” e “Concluído” onde você vai colocando vários cartões e movimentando eles entre as 3 listas conforme o progresso do seu projeto.

Mas o Trello vai muito além disso, pois ele te permite criar quantas listas você desejar, e aí começa a magia, pois você pode criar seu próprio sistema de etapas para suas tarefas e projetos.

Interessante né? te convido a ler os seguintes artigos para descobrir mais sobre o Trello:

Comece Por Aqui: https://br.blog.trello.com/exemplos-trello/

Depois veja esses 6 exemplos práticos de como você pode utilizar um quadro: https://br.blog.trello.com/exemplos-trello/

Faltou inspiração? Então confira a lista completo de quadros inspiradores: https://trello.com/quadrosinspiradores

E para finalizar, confira agora mesmo as 2 versões do aplicativo Trello e revolucione sua produtividade e organização:

Versão Desktop/WEB: https://trello.com

Versão Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.trello&hl=pt_BR

Marinara: Assistente Pomodoro / Pomodoro Timer para realizar suas tarefas com foco:

Essa técnica é a solução para a procrastinação e a falta de foco, e ela é mais poderosa ainda se combinado com o uso do Trello.

Em suma, essa técnica divide seu trabalho/estudo/etc. em períodos focados de 25 minutos, seguidos por 5 minutos de relaxamento ou recompensa. Depois de 4 blocos de 25 minutos, você ganha 20 minutos de relaxamento ou recompensa.

Essa técnica eu aprendi no curso Aprendendo a Aprender, Desenvolvido pela Universidade de San Diego, Califórnia – EUA, que pode ser assistido gratuitamente nesse link no site Coursera.

Confira esse vídeo extraído desse curso que explica mais sobre a técnica:

Se você está estudando, confira como essa técnica pode te ajudar também: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/tecnica-pomodoro/

Para utilizar essa técnica, recomendo esses 2 aplicativos:

Marinara: Assistente Pomodoro® para Browser Chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/marinara-pomodoro%C2%AE-assist/lojgmehidjdhhbmpjfamhpkpodfcodef

Pomodoro Timer Lite para Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tatkovlab.pomodorolite&hl=pt_BR


Este artigo é um material de apoio do livro “Amor Evolutivo: Expansão da Consciência do Amor na Nova Era”  citado na segunda parte do livro, que em breve poderá ser adquirido em versão digital e física.


Ferramenta Extra: Habitica

Se você gosta de games, RPG, talvez você queria experimentar essa ferramenta de organização de hábitos e tarefas, com a diferença é que ela funciona como um jogo onde você cria um avatar e vai evoluindo conforme você vai cumprindo seus hábitos diários e tarefas – e sim, ele pode morrer se você não fizer o que você mesmo se comprometeu a fazer, tendo vários prejuízos.

Ficou curioso? Então confira esse artigo que fala mais a fundo sobre o Habitica – Gamify Your Tasks: http://www.doisbits.com/2015/05/como-o-habitrpg-mudou-minha-vida.html

Confira abaixo as 2 versões do Habitica para você começar a jogar e evoluir na vida real ao mesmo tempo:

Versão Desktop/WEB: https://habitica.com/

Versão Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.habitrpg.android.habitica&hl=pt_BR

BÔNUS: LIVE

Para finalizar, te deixo de bônus essa live que realizei sobre o tema: Como Organizar tempo e rotina para ter mais energia e satisfação no amor, assista nesse link no nosso youtube: https://youtu.be/_8Toy-KHORk

A mais importante ferramenta: Comprometimento

Nesse artigo te apresentei conceitos, filosofias, dicas práticas e ferramentas muito poderosas para você colocar em prática e fazer seus sonhos acontecerem. Mas nada disso adianta se você não se comprometer consigo mesmo e começar hoje mesmo a colocar em prática.

“Conhecer técnicas, ferramentas e conceitos é o mínimo. O que faz a diferença é nossa capacidade de interpretar, adaptar para nossa realidade e executar aquilo que conhecemos e aprendemos – Rafael Prikladnicki

O que de mais importante eu ganho realizando o projeto do meu sonho?

O que de mais maravilhoso ele me  trazer?

Qual o primeiro passo que eu posso dar que me leva em direção ao meu sonho?

Faça essas e outras perguntas para você se motivar e se comprometer consigo mesmo a realizar.

Guarde esse artigo, estude com amigos, seu parceiro, experimente as dicas, ferramentas, leia os livros indicados um de cada vez, ouse fazer diferente e ir além a cada dia.

Lembre-se, por mais que eu possa te oferecer ferramentas e direções, de nada adiantará se você não começar a caminhar. A jornada se faz ao caminhar. 

Dê o primeiro passo.

Depois outro, e outro, e outro….

Caminhe…

A cada passo você vai ver que vai ficando cada vez mais fácil, quando nos colocamos em movimento, o movimento nos impulsiona, cada pequena vitória nos motiva, e então é só seguir a próxima pista e ajuda que o universo te mandará de formas esperadas e inesperadas.

Para finalizar, deixo esse texto de Goethe sobre o Poder do Comprometimento:

“Enquanto não estivermos comprometidos poderá haver hesitação, a possibilidade de recuar e, sempre, a ineficácia.

Em relação a todos os atos de iniciativa (e de criação) existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata inúmeros planos e idéias esplêndidas: no momento em que, definitivamente, nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento.

Todo tipo de coisa ocorre para nos ajudar, que em outras circunstâncias nunca teriam ocorrido.

Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor como resultado da decisão, todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda material que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar em seu caminho.

Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar.

A coragem contém em si o poder, o gênio e a magia!”

Goethe

Gratidão e Amor Sempre!

Silvano Ozyrys

 

Deixe aqui seus comentários, sua opinião é muito importante:
Silvano Ozyrys

Autor Silvano Ozyrys

Escritor, MasterCoach, Psicoterapeuta Corporal e Graduando em Psicologia, Lançou seu primeiro livro “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era” em 2017. Silvano Ozyrys é um entusiasta pelo desenvolvimento pessoal e evolução espiritual humana, tem formação em diversas técnicas de coaching, terapia, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, buscando sempre abordagens integrais e holísticas.

Mais posts de Silvano Ozyrys