Missão de Vida: como descobrir os seus talentos? Confira

Você já se perguntou a importância de uma missão de vida?

Você sabe o que veio fazer no mundo?

Percebo que uma das maiores causas de infelicidade e depressão na sociedade é não ter uma missão de vida.

A maioria vive uma vida sem sentido: acordam, passam o dia fazendo coisas que não gostam, voltam para a casa esgotados e dormem.

Nesse post, você confere uma reflexão sobre o assunto.


Este artigo é um material de apoio do livro “Amor Evolutivo: Expansão da Consciência do Amor na Nova Era”  citado na dica 19 da segunda parte do livro, que em breve poderá ser adquirido em versão digital e física.


Propósito: um elemento essencial

Desconhecer a missão de vida pode fazer com que os anos passem e a pessoa sinta que não realizou nada de importante.

Nessa situação, os sonhos perdem a cor e morrem.

O resultado disso pode ser um desgaste vital, onde a pessoa vai se esgotando pela falta de tesão em viver, tédio e infelicidade acumulada.

Para que isso não aconteça, se conectar a um propósito é fundamental.

Além disso, o propósito é o 5º Pilar do Amor Evolutivo.

Propósito de vida

Relacionamento: A missão de vida de cada um

Realizar uma missão de vida que combine com os valores e a identidade dos integrantes do casal é o segredo dos casais mais felizes e unidos.

Isso vale para qualquer tipo de missão.

O importante é ter um propósito, algo maior que a relação onde casal se engaje em ações para contribuir com a humanidade.

Prossiga na leitura para conferir as dicas para descobrir a missão de vida.

#1 Defina o que realmente é importante para você e cultive seus maiores talentos

O primeiro passo para encontrar seu propósito e realizar uma missão da vida é descobrir o que você considera realmente essencial.

Bom, pode ser um tema, nicho ou atividade realmente importante e fascinante.

O importante é perceber o que você tem prazer em fazer  ou o que desperta paixão em aprender e falar sobre.

Para descobrir isso,  existe uma pergunta que é capaz de resumir e te ajudar nesse processo de descoberta.

Qual a contribuição única que eu posso dar o mundo e que considero como a que mais beneficiaria a humanidade?

Essa é uma pergunta poderosa que pode começar a te dar pistas.

Outra dica é escolher algo que você tenha prazer e satisfação em fazer e aprender.

#2 Descubra seus pontos fortes e talentos dominantes

Nem todos sabem quais seus maiores talentos.

Mesmo os que sabem, às vezes não investem energia para cultivá-los, pois ficam focados em tentar corrigir os pontos que são fracos e falhos.

Na prática, isso acontece porque os seus talentos são tão naturais  que eles não os valorizam.

Eu descobri meus pontos fortes que me inspiraram a criar o projeto Amor Evolutivo realizando o teste do livro “Descubra seus Pontos Fortes“.

Através dele, percebi  que, desde que nascemos até a nossa idade adulta, a sociedade coloca o foco naquilo que fazemos de errado e no que não somos bons.

A pesquisa do Instituto Gallup concluiu que as pessoas e empresas mais bem sucedidas fazem o oposto: Apostam nos talentos e pontos fortes individuais de cada indivíduo.

Você pode pensar : “É verdade, sempre apontaram meus erros e poucas vezes meus pontos fortes e acertos foram valorizados”.

Uma frase que me marcou e me fez refletir muito:

“A verdadeira tragédia da vida não é cada um de nós não ter suficientes pontos fortes, é fracassarmos em usar o que temos”.

Talvez você esteja gastando energia demais tentando melhorar naquilo que não é bom (com dificuldade).

Enquanto isso, corre o risco de deixar de lado os pontos fortes que o diferenciam, que são  justamente os seus verdadeiros talentos.

Por outro lado, pode acontecer dos seus talentos ainda serem um mistério para você.

Acredite em si mesmo: quais são as 5 coisas  que você sabe fazer melhor do que 10 mil outras pessoas?

Essa pergunta pode te ajudar a achar os teus 5 talentos dominantes.

Mas para agilizar o processo e você ter certeza, é possível adquirir o livro “Descubra seus Pontos Fortes”.

Nele, há um teste prático e útil.  

Veja no vídeo abaixo uma síntese do livro:


Se quiser contribuir conosco e com a expansão do projeto “Amor Evolutivo”, você pode adquirir o livro. Para isso, basta clicar na imagem abaixo.


Se você ainda não sabe o que veio fazer no mundo não precisa se desesperar.

Parece haver um momento certo para cada pessoa despertar e descobrir qual sua missão de vida,

Algumas pessoas já sabem desde crianças.

Outras fazem essa descoberta ainda na juventude.

Por outro lado, há muito casos de pessoas que só fazem essa descoberta na terceira idade, quando foram muito bem sucedidas.

Não se julgue, você apenas precisa colocar a intenção firme na sua cabeça de encontrar seu propósito pelo menos 3x por semana.

Esse número é arbitrário, o que importa mesmo é ter sempre em mente, na maior quantidade de tempo possível, a vontade e intenção de descobrir e realizar sua missão de vida.

Você vai começar a observar pistas que vão aparecendo em forma de sincronicidades e feedbacks,  podendo chegar de diversas formas esperadas e inesperadas, BASTA ESTAR ATENTO.

Se não dermos a atenção e dedicarmos pelo menos um pouquinho da nossa energia para encontrarmos e realizarmos nossos sonhos e propósitos, corremos o risco de ficarmos perdidos de nós mesmos.

Desse modo, corremos o risco de chegarmos aos 50 anos contando os dias para se aposentar e depois mofar numa poltrona em casa na frente da TV, viver como um morto-vivo, e isso ninguém quer.

Você nem mesmo precisa sair do seu trabalho, se você gosta do que faz.

Para realizar seu propósito, seu trabalho pode fazer parte dele e também deve ser utilizado como uma ponte para alcançar seus objetivos, com persistência, foco e organização mínima.

Fazer um pouquinho todo dia é melhor do que não fazer nada.

De qualquer forma, é importante saber que fora da missão, a vida não flui.

#3 Fugir da sua missão pode não ser uma boa ideia

Essa é a verdade nua e crua, se sua vida não está dando certo é porque você não encontrou ou não está realizando sua missão de vida.

Você pode pensar que isso pode ser exagero, que muitas pessoas que encontraram e seguiram seus talentos enfrentaram dificuldades gigantescas, como Walt Disney  que teve muitas tentativas frustradas antes de criar o famoso personagem Mickey Mouse e conseguir se sustentar e ter sucesso na carreira das animações.

Você está certo, encontrar e realizar sua missão de vida não acontece da noite pro dia.

Dizer que tudo serão flores, que os caminhos se abrirão magicamente seria ilusão e autoengano.

É preciso saber discernir se a sua vida não está fluindo por estarmos no caminho errado ou se os obstáculos e dificuldades que aparecem no caminho são os aprendizados necessários que vão te fazer evoluir e contribuir para nossa missão.

Um dos indícios mais claros para saber se está no caminho certo é se o que você está fazendo desperta sua paixão e motivação.

Mesmo que tenha obstáculos e dificuldades para vencer, além de você receber da vida e das pessoas sincronicidades e sinais de que você está no caminho certo.

O caminho fora da missão geralmente leva a uma espiral negativa que vai deixando a pessoa cada vez mais desmotivada, afeta relacionamentos e todas as áreas da vida.

Quando a resistimos à mudança necessárias e não recalculamos nossa rota, é possível até que doenças apareçam como alarmes mais fortes de que algo está errado em nossa vida.

A procrastinação é um hábito e uma das desculpas principais que vemos as pessoas utilizando para adiar os projetos mais importantes que elas têm em seus corações.

Muitas vezes, nossa missão de vida pode estar justamente nesses projetos secundários e hobbies que vamos deixando para depois e nunca realizamos.

Não tente abraçar o mundo tentando fazer tudo e atendendo todas as expectativas dos outros.

Coloque seus sonhos e talentos como prioridade, muitas pessoas tentam fazer tantas atividades ao mesmo tempo que acabam nem sabendo de fato o que realmente é mais importante.

Sem foco e investimento consistente, nada que é relevante irá brotar e prosperar.

Se você fosse escolher o projeto ou talento mais importante que você tem na gaveta para colocar em prática, qual seria?

Comecei por aí, pois o caminho de encontrar e realizar sua missão de vida pode depender da simples atitude de começar agora como dá e ir evoluindo no caminhar.

Quem sabe a hora de começar não é agora?

4# Transformando sua missão de vida no projeto dos seus sonhos

O próximo passo é é buscar a motivação interior para realizar sua missão, planejar e executar ela em forma de um projeto passo-a-passo.

Você pode utilizar sua imaginação para criar a visão do que sua missão busca atingir ou o impacto que ela pode ter no mundo e nas pessoas.

O mais importante é transformar essa missão no projeto dos seus sonho que dê um sentido mais elevado e profundo para sua vida.

Desse modo, se for uma causa que valha a pena lutar e estiver alinhado com sua essência, a motivação vai ser infinitamente maior e mais duradoura.

Se você já identificou sua missão e seus talentos, mesmo que seja apenas um palpite ou esboço de direção, o que vem a seguir é colocar em prática.

Com a motivação interior que você ganha ao enxergar essa missão como um propósito que dá um sentido maior para sua vida, fica mais fácil você começar.

Mesmo que não saiba muito bem o caminho, a energia e  persistência para fazer a coisa sair do plano das ideias, faz o projeto se tornar algo real.

Esse sonho de atingir um propósito maior deve ser algo realista que você consiga acreditar que é capaz de realizar de acordo com suas capacidades e seu contexto:

O segredo é criar a visão do seu propósito de maneira que não seja muito pequeno para que não valha a pena se dedicar, e nem muito grandioso a ponto de ser uma fantasia utópica.

Depois que você encontra o seu “Grande Porquê”, você tem as principais ferramentas que precisa para realizar sua missão.

E quais são elas?

Vontade e motivação para fazer as mudanças e desenvolver os talentos e capacidades que você precisa para atingir seu propósito.

Quando você começa a realizar sua missão com uma forte de intenção de que vai dar certo e é algo importante, você se conecta com o fluxo de sincronicidades.

É como se universo estivesse querendo te ajudar, pois você fica mais atento e percebe mais as oportunidades, pessoas e situações que podem te ajudar a dar os próximos passos e seguir em frente.

Não foi nem uma ou duas vezes que eu estava precisando de alguma coisa e apareceu uma oportunidade ou pessoa para ajudar com exatamente o que eu precisava.

Para isso, basta estar alerta e atento aos sinais e intuições do dia-a-dia que normalmente deixamos passar.

Para fechar esse artigo, deixo uma mensagem final:

Se você for autêntico, respeitar seus valores e buscar um propósito que esteja alinhado com sua essência, pode ter certeza que você irá conseguir realizar.

Não desanime nos primeiros obstáculos e os utilize como forma de amadurecer e evoluir.

Qual é seu grande porquê?

Não prive o mundo dos talentos únicos que só você pode doar à humanidade.

Gratidão e amor sempre!

Silvano Ozyrys

Deixe aqui seus comentários, sua opinião é muito importante:
Silvano Ozyrys

Autor Silvano Ozyrys

Escritor, MasterCoach, Psicoterapeuta Corporal e Graduando em Psicologia, Lançou seu primeiro livro “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era” em 2017. Silvano Ozyrys é um entusiasta pelo desenvolvimento pessoal e evolução espiritual humana, tem formação em diversas técnicas de coaching, terapia, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, buscando sempre abordagens integrais e holísticas.

Mais posts de Silvano Ozyrys