Comparações

Descubra a diferença entre um relacionamento egoísta e um evolutivo

Por outubro 31, 2017 Sem comentários

As pessoas imaturas que se apaixonam destroem a liberdade dos outros, criando limites, fazendo uma prisão. As pessoas maduras apaixonadas ajudam ao outro a tornar-se livre; ajudam uns aos outros a destruir todos os tipos de amarras. E quando o amor flui com liberdade, há beleza.” – Osho

O grande diferencial do Relacionamento Evolutivo está na formação de uma aliança sólida e praticamente inabalável, de sempre apoiar o crescimento do outro.

  Você se torna o maior fã e admirador do seu parceiro, sempre o ajudando e motivando-o a seguir em frente na busca de seus objetivos e o ajudando a superar limitações e resolver problemas que o estejam o tornando infeliz, e ele faz o mesmo com você.

Atitude acolhedora com o parceiro

Aceitar e acolher seu parceiro, não importa como ele esteja se sentindo e agindo, essa é a atitude mais terapêutica que conecta profundamente o casal.

A atitude principal para que isso funcione é a disposição de sempre aceitar, ajudar e incentivar o seu parceiro. E com essa intenção em mente, você fará seu parceiro perceber o quanto você se importa com ele, e esse já é o primeiro e importante passo para resolver qualquer problema.

Ações como dar colo, ouvir, e incentivar nos momentos difíceis podem parecer pouco, mas fazem uma diferença enorme na relação. 

No livro Amor Evolutivo compartilho práticas, exercícios e ferramentas que ajudam o casal a resolver seus próprios problemas de maneira eficaz e saudável, evitando a maior causa das separações: acúmulo de problemas pessoais e do relacionamento mal resolvidos.

Desenvolvimento pessoal e autoconhecimento na relação é a chave do Amor Evolutivo

Você conhece a lei universal da mudança e evolução que atua no universo e até mesmo nos relacionamentos?

Tudo no universo foi criado para evoluir, expandir e se desenvolver. Se algo não evolui e fica estagnado, tende a decair e terminar, para a energia ser reaproveitada pelo universo em outro lugar que esteja evoluindo.

Nos relacionamentos não é diferente, quando o casal para de evoluir e a relação não tem mudanças, novidades e desenvolvimento, o tédio chega como o primeiro alerta avisando que é preciso fazer alguma mudança, ou então a própria vida acaba fazendo a relação acabar para que cada um siga para novas experiências, continuando a jornada evolutiva.

Já bati bastante nessa tecla, mas como é um dos pontos principais do Amor Evolutivo, não custa reforçar: casais que têm relacionamentos evolutivos estão sempre buscando se desenvolver pessoalmente, profissionalmente e em todos os aspectos da vida. 

É preciso fugir da zona de conforto e estagnação, pois se acontece estagnação em uma área da vida, a infelicidade que isso causa vai contaminar todas as demais, inclusive o relacionamento.

Se aparecer um problema ou insatisfação em qualquer área da vida, não perca tempo, resolva o quanto antes para que ele não te desmotive e tire o brilho do seu viver.

Caso não consiga resolver sozinho, peça ajuda ao parceiro,  e caso ele não conseguir te ajudar, busque um profissional que te ajude a olhar o problema sob outras perspectivas, para realizar as mudanças internas necessárias. Te garanto que você irá poupar tempo e muita dor de cabeça, e, principalmente, evitará arriscar seu relacionamento e felicidade.

O comodismo leva à frustração, que leva à desmotivação, que leva à perda da libido e gratidão, que leva ao tédio na relação, que leva à perda de interesse no parceiro e finalmente ao término.

Para evitar esse caminho negativo na relação, busque novos interesses com seu parceiro, pratique autoconhecimento, meditação, psicoterapia corporal, ioga, entre outras coisas. Compartilhe com seu parceiro suas descobertas e o anime para que ele também entre nessa jornada.

Como escapar desse padrão vitimista que está no inconsciente coletivo?

Não existe mágica para um relacionamento ser duradouro, profundo e com entrega completa; as duas partes vão precisar ter algumas atitudes e uma aliança sólida para evoluírem e crescerem juntos, um comprometimento de assumir a responsabilidade de resolver juntos as dificuldades e conflitos que vão surgindo com o tempo e a intimidade.

O mais essencial é resolver traumas, bloqueios emocionais, eliminar crenças limitantes e qualquer negatividade que esteja deixando as pessoas desconectadas de suas essências e corações, pois no início do relacionamento, a paixão consegue manter a energia elevada e as pessoas mais presentes e conectadas, mas com o tempo, o lado sombra de cada um começa a aparecer.

Se essas sombras não forem reconhecidas, enfrentadas e integradas, a conexão com a essência enfraquece e, por consequência, a entrega ao amor tende a diminuir, aumentando o egoísmo, atitudes defensivas e criando falta de sensibilidade com os sentimentos da outra pessoa.

Também é essencial desenvolver o foco positivo, manter nossa atenção seletiva voltada para tudo que for bom, prestar atenção nas qualidades positivas do outrodiariamente.

Valorize cada pequena coisa do relacionamento, seja um elogio, um tempo de qualidade juntos, uma surpresa ou uma rotina que aproxime os dois.

O amor é como uma flor que precisa ser regada e alimentada diariamente, a gratidão é um dos melhores adubos para que um relacionamento floresça de maneira plena. 

Quando focamos e exaltamos o que temos de bom, tendemos a perceber o relacionamento e a vida de maneira mais positiva, e, como consequência, alimentamos e atraímos mais situações para sermos gratos. 

Para finalizar, deixo essa reflexão para você absorver com seu coração.

“Quando duas pessoas estão decididas e comprometidas a fazer o relacionamento dar certo, a flexibilidade, a entrega, e o amor vão lapidando as arestas brutas de cada indivíduo para que o encaixe seja cada vez mais perfeito e harmônico.
  
O brilho e a inspiração da paixão se torna constante, gerando confiança e energia para que os conflitos e momentos desafiadores sejam os degraus que elevam o relacionamento a patamares cada vez mais elevados.” 

Gostaria muito de saber o que você achou e o que você tem em mente sobre esse assunto, pode deixar um comentário embaixo?
Te convido a conhecer a campanha de pré-lançamento do livro Amor Evolutivo aqui:
Gratidão e amor sempre!
Silvano Ozyrys
Comentários:
Silvano Ozyrys

Autor Silvano Ozyrys

Coach, Psicoterapeuta Corporal e estudante de Psicologia, preparando o lançamento do seu primeiro livro “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era” em 2017. Silvano Ozyrys é um entusiasta pelo desenvolvimento pessoal e evolução espiritual humana, tem formação em diversas técnicas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, buscando sempre abordagens integrais e holísticas.

Mais posts de Silvano Ozyrys

Deixe uma Resposta